top of page

Pesquisadores do LabEco publicaram observação rara de um morcego sendo predado por cobra

  • William Douglas de Carvalho
  • 27 de jan. de 2019
  • 1 min de leitura

Durante amostragens de morcegos realizados pelo LabEco no PPBIO Serra da Lua, estado de Roraima, em julho de 2017, foi possível observar a predação de um Artibeus spp. por uma Corallus hortulanus ao lado de um igarapé. Os pesquisadores do LabEco conseguiram fotografar e filmar a interação (veja o vídeo aqui: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044- 59672019000100024&lng=en&nrm=iso&tlng=en), o que proporcionou evidenciar tanto o comportamento de predação da cobra, quanto o comportamento de defesa do morcego.

Imagem do momento da predação. Os números 1 e 2 indicam o cotovelo e o punho esquerdo do indivíduo de Artibeus spp.

Enquanto os morcegos parecem ser um dos principais itens alimentares de C. hortulanus, a nossa observação representa somente o quarto relato para a Amazônia brasileira. O indivíduo de Artibeus sp. foi observado vocalizando com chamados de distress (agonia) durante um período de três horas, o que representa uma duração muito maior do que o reportado em registros anteriores. Registros deste tipo são extremamente importantes para aumentar o nosso conhecimento sobre os predadores de morcegos e sobre o comportamento de defesa dos morcegos.

Fonte: Carvalho WD, Silvestre SM, Mustin K, Hilário RR, Toledo JJ (2019). Predation of an American fruit-eating bat (Artibeus sp.) by an Amazon tree boa (Corallus hortulanus) in the northern Brazilian Amazon. Acta Amazonica 49: 24-27.

Para conhecer mais informações deste estudo pode acessar aqui.

Featured Post
Recent post
Archive
Tags
Follow us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page