top of page

Pesquisadores do LabEco publicaram observação rara de um morcego sendo predado por cobra

Durante amostragens de morcegos realizados pelo LabEco no PPBIO Serra da Lua, estado de Roraima, em julho de 2017, foi possível observar a predação de um Artibeus spp. por uma Corallus hortulanus ao lado de um igarapé. Os pesquisadores do LabEco conseguiram fotografar e filmar a interação (veja o vídeo aqui: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044- 59672019000100024&lng=en&nrm=iso&tlng=en), o que proporcionou evidenciar tanto o comportamento de predação da cobra, quanto o comportamento de defesa do morcego.

Imagem do momento da predação. Os números 1 e 2 indicam o cotovelo e o punho esquerdo do indivíduo de Artibeus spp.

Enquanto os morcegos parecem ser um dos principais itens alimentares de C. hortulanus, a nossa observação representa somente o quarto relato para a Amazônia brasileira. O indivíduo de Artibeus sp. foi observado vocalizando com chamados de distress (agonia) durante um período de três horas, o que representa uma duração muito maior do que o reportado em registros anteriores. Registros deste tipo são extremamente importantes para aumentar o nosso conhecimento sobre os predadores de morcegos e sobre o comportamento de defesa dos morcegos.

Fonte: Carvalho WD, Silvestre SM, Mustin K, Hilário RR, Toledo JJ (2019). Predation of an American fruit-eating bat (Artibeus sp.) by an Amazon tree boa (Corallus hortulanus) in the northern Brazilian Amazon. Acta Amazonica 49: 24-27.

Para conhecer mais informações deste estudo pode acessar aqui.

Featured Post
Recent post
Archive
Tags
Nenhum tag.
Follow us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page