O Projeto Guariba do Amapá
Projeto Guariba AP nasceu como uma iniciativa de estudantes e professores do Laboratório de Ecologia da Universidade Federal do Amapá e de pessoas particulares interessadas na conservação da Guariba Preta ou de Mãos-ruivas (Alouatta belzebul).
A vulnerabilidade desta espécie à extinção, junto com a crescente ameaça sobre o seu hábitat tornam a conservação da espécie um assunto preocupante.
Como parte de nossas atividades iniciais, estamos identificando os locais dentro da paisagem das savanas do Amapá onde há presença do guariba e outras espécies de fauna ameaçadas como a anta (Tapirus terrestris), o queixada (Tayassu pecari), a ariranha (Pteronura brasiliensis) e o tamanduá bandeira (Myrmecophaga tridactyla).
Adicionalmente, fazemos o monitoramento do consumo de caça, com o intuito de formular uma estratégia de uso sustentável desse recurso.
Finalmente, um dos componentes principais do nosso projeto é nos integrar com as comunidades locais no entorno de populações da Guariba preta. Para isso desenvolvemos atividades de educação ambiental em algumas escolas da região.