top of page

A Guariba Preta

ou de Mãos-ruivas

Alouatta belzebul

A Guariba preta ou de mãos ruivas é um primata endêmico do Brasil. A espécie ocorre me três áreas no país:​

​

1. Na Amazônia, ao sul do rio Amazonas nos estados do Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso (Arco do Desmatamento).

​

2. No estado do Amapá, na margem norte do mesmo rio.

​

3. Na Mata Atlântica, nos estados de Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Uma caraterística distintiva desta espécie é a vocalização emitida pelos indivíduos adultos do grupo, que pode ser ouvida a vários quilômetros de distância. Estas vocalizações geralmente são emitidas no início da manhã ou no final tarde, mas ocorrem com frequência depois de chuvas.

​

Esta espécie de primata habita fragmentos de floresta na Mata Atlântica e florestas de terra firme e de várzea na Amazônia, em grupos de 6 – 14 indivíduos na Mata Atlântica e grupos menores na Amazônia (6 – 9 indivíduos).

​

Na região Amazônica, a dieta deste primata está composta principalmente de folhas (43,4% - 60,5%), frutos (35,08% - 43,9%) e flores (4,38% - 12,5%), e em menor proporção de ninhos de cupins. Na Mata Atlântica a dieta é composta principalmente de frutos (59%) e em menor proporção de flores (27,6%) e folhas (13,3%).

Banner Guariba-Revecom60x45.jpg

​

Atualmente, a Guariba preta é classificado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) com risco de extinção na categoria Vulnerável. Na Mata Atlântica, sua principal ameaça é a fragmentação do hábitat devido principalmente às plantações de cana. Na Mata Altântica, menos de 20 populações são conhecidas. Na Amazônia, a espécie está distribuída dentro do “Arco de Desmatamento” no estado do Pará. Embora a situação da espécie é pouco conhecida no estado do Amapá, a espécie tem sido reportada como alvo de caça.

​

Para conhecer mais sobre esta espécie, pode acessar nos seguintes links:

​

Avaliação do Risco de Extinção de Alouatta belzebul (Linnaeus, 1766) no Brasil

​

Atividade e dieta de Alouatta belzebul na Amazônia

​

Geofagia de Alouatta belzebul na Amazônia

​

Ecologia e comportamento de Alouatta belzebul na Mata Atlântica

bottom of page